Como sua Autoescola – CFC, pode Vender Muito Mais pelo WhatsApp?

O WhatsApp, já faz parte de nossas vidas e não é mais uma grande novidade. A boa notícia, é que cada vez mais, ele tem se tornado uma ferramenta estratégica e poderosa para alavancar as vendas de qualquer segmento de negócio.

Hoje em dia, é raro uma empresa não colocar com destaque seu WhatsApp como um canal de atendimento e vendas.

E porque ele se tornou tão poderoso para os negócios?

O primeiro ponto está associado a democratização da informação com acesso a internet. Atualmente é raro um lugar que não se acessa a internet, ainda mais quando falamos de área urbana.

O segundo ponto, deve-se ao aumento explosivo do acesso aos dispositivos móveis como os Smartphones e Tablets, com conexão com a internet.

Os dispositivos móveis mudaram a vida e a maneira de milhões de pessoas se relacionarem, de forma inconcebível.

Outro ponto que faz o WhatsApp ser o “mocinho” do momento é a economia. Utilizar somente o WhatsApp reduz significativamente os custos com conta telefônica, pois além de mensagens e áudios, possibilita uma interação com ligações gratuitas e até chamadas com vídeo ao vivo.

Veja a seguir 5 formas para acelerar as Vendas de sua Autoescola – CFC através do WhatsApp.

1- Esteja disponível – Venda todos os dias e em qualquer horário!

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Você já percebeu que estamos falando muito menos ao telefone depois da chegada do WhatsApp em nossas vidas?

Você atualmente prefere receber contatos por telefone ou WhatsApp?

Prefere ser interrompido para falar ao telefone, ou prefere ver a mensagem rapidamente e se dar a liberdade de respondê-la ou não, quando quiser e na hora que quiser?

Este é um dos pontos que fortalecem o uso do WhatsApp para os negócios. Por ser uma ferramenta que está acessível aos nossos olhos e mãos 24h por dia, estamos sempre conferindo as nossas mensagens, a qualquer instante, até antes de dormir.

Segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey, realizada pela consultoria Deloitte, os brasileiros desbloqueiam o celular, em média, 78 vezes ao dia.

Desta forma, um cliente em potencial (futuro aluno), pode hoje entrar em contato com a sua Autoescola – CFC a qualquer instante, por este canal, sem estar apegado a dias ou horários. E quando entram em contato querem encontrar disponibilidade.

E ok se você não responder na hora, mas se responder, suas chances de fechar o negócio aumentam consideravelmente, pois as pessoas amam ser atendidas a tempo e a hora, ainda mais nesta ferramenta que gera uma proximidade e familiaridade muito maior do que qualquer outra. 

Agora quem determina a hora do expediente é o cliente. Pois, é naquele momento que nos procura, que está disponível para resolver o seu problema.

Aqui no Programa CFC de Sucesso, atendemos em nosso WhatsApp de domingo a domingo, tanto para atendimento e vendas do Curso Atendente que Vende, quanto para dar suporte aos alunos do curso por esta ferramenta.

Se a sua Autoescola – CFC adota o atendimento por este canal somente em horário comercial, fique atento para não estar perdendo vendas.

2- Agregue Valor!

Group of phone addicted friends in a coffee shop

Nem sempre quando o seu potencial cliente lhe procura, ele está pronto para comprar. Mas você pode deixá-lo no ponto.

Como? Ao invés de você ficar enviando somente as promoções de sua Autoescola – CFC, em seu WhatsApp, mostre que você realmente quer ajudá-lo.

Envie informações relevantes que despertem a atenção e interesse de seu público. Fale sobre:

  • Leis de trânsito.
  • Dê dicas de como proceder para tirar a primeira habilitação.
  • Apresente cases de alunos que superaram dificuldades, enfim, você é o maior especialista em seu negócio, para saber o que falar.

Pense em quais dicas enviar e tenha constância com envios semanais. Isto fará com que a sua Autoescola – CFC comece a se tornar familiar para o potencial aluno, aumentando as chances de escolhe-la, quando estiver pronto para tomar a sua decisão.

3 – Gere engajamento constante para o fechamento da venda!

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É muito importante você agregar valor e gerar simultaneamente o engajamento para o fechamento da venda.

E como engajar seus potenciais clientes para comprar?

Haja de forma sutil, não fique enviando somente as suas promoções e valores. Saia do foco do Preço.

Enviei Posts e vídeos curtos que reforce os diferenciais de sua Autoescola – CFC (exatamente os que você posta nas redes sociais; a diferença é que no WhatsApp, a comunicação é direta e assertiva, e você tem certeza que seu cliente potencial vai ver sua mensagem) , tais como:

  • Posts com fotos ou vídeos de aulas de legislação ou de direção. (Isto gera muito engajamento, pois é uma prova social de que as coisas acontecem em sua Autoescola – CFC e desperta o desejo de seus clientes potenciais).
  • Posts ou vídeos dos aprovados da semana, quinzena ou mês.
  • Posts com a promoção especial que estiver ativa. (evite enviar somente promoções, isto afasta os clientes, siga as instruções acima).

Se você tiver um número muito grande de clientes potenciais cadastrados em seu WhatsApp, sugiro que crie uma lista de transmissão, onde você adiciona todos os seus contatos e realiza um único envio, que chega para todos.

Mas fique atento que esta ação tem um risco que poucas pessoas sabem.

Se você não estiver cadastrado no celular da pessoa, ela não vai receber as suas mensagens. Por isto é importante você pedir que ela lhe cadastre, para receber seus conteúdos e promoções.

Caso contrário, você deverá enviar individualmente seu conteúdo.

4- Aumente a divulgação de seu WhatsApp e integre-o aos canais!

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O WhatsApp é um canal direto entre você e seu cliente potencial. Seu futuro aluno.

E esta é uma poderosa ferramenta de vendas e relacionamento como já vimos.

Aumente a divulgação deste canal, para que cada vez mais, ser acionado através dele. Como fazer isto?

  • Divulgue seu número em sua placa ou fachada de sua Autoescola – CFC.
  • Coloque um banner interno com destaque para o atendimento através do WhatsApp.
  • Ao fazer campanhas ou impulsionamentos do Facebook, integre-a com o WhatsApp e o cliente potencial já fala diretamente neste canal.
  • Divulgue seu WhatsApp em todos os seus Posts nas Redes Sociais, e materiais gráficos, como panfletos e cartões de visita, e em todas as suas campanhas de marketing e vendas.
  • Insira o link do seu WhatsApp em seu site, assinatura de e-mail, Blog, Instagram, Facebook e qualquer canal digital de divulgação de sua Autoescola – CFC, isto facilita e muito o cliente lhe acessar mais rapidamente, pois ao clicar no link ele não tem nem o trabalho de digitar seu número, já cairá diretamente em sua tela.
  • Utilize o Status do WhatsApp. Lá você divulga promoções e vídeos a vontade, sem estar sendo inconveniente, visto que são as pessoas que clicam para visualizar.

Você Gostaria de Fazer um curso especializado em Marketing, Atendimento e Vendas em WhatsApp, para Autoescolas – CFC’s ?

5- Tenha um Atendimento Personalizado para este Canal

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Apesar do WhatsApp ser um aplicativo ao alcance de todos, nem todas as pessoas sabem utilizá-lo ainda de forma eficiente.

Não adianta você ter as melhores estratégias de Marketing e Vendas, se você não tiver pessoas preparadas e qualificadas para converter estas oportunidades em VENDAS.

Ou seja, você precisa ter um profissional preparado para converter atendimento em vendas, com métodos e técnicas inteligentes; que saiba abordar, levantar necessidade, persuadir e muito mais.

No curso Atendente que Vende, ensino como atender de forma eficiente através do WhatsApp e Redes Sociais, onde disponibilizo uma metodologia com o passo a passo desde o momento que o cliente solicita o preço, de forma a aumentar significativamente  o potencial de fechamento de cada negócio em sua Autoescola – CFC.

Além disto, é muito importante que todos estes clientes potenciais que você atende pelo WhatsApp, sejam cadastrados em um sistema de CRM (Software de gestão de vendas), para que você consiga gerir todas as oportunidades e converter muito mais vendas. Esta é uma outra aula que está contemplada no curso.

Se você ainda não está usufruindo dos benefícios do WhatsApp para aumentar as suas vendas, comece agora mesmo a colocar estas dicas em prática.

Um grande abraço e boas vendas!

Autora: Thayane Fidelis – Master Business Coach – Especialista em Marketing e Vendas – Idealizadora do Programa CFC de Sucesso. Analista comportamental – Coaching Assessment – certificada pela GCC – Global Coaching Community – SOLIDES. Analista 360 graus – IBC Coaching. 

Criadora do primeiro curso 100% online, focado Vendas para autoescolas – CFC’s.

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Saiba mais: https://cfcdesucesso.wixsite.com/curso

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