5 Erros que inviabilizam suas vendas nas Redes Sociais

5 erros

As Redes Sociais, já se integraram ao nosso dia a dia. Qual de nós que passa um dia sequer, sem acessar Facebook, Instagram ou WhatsApp, pelo menos?

A todo instante estamos conferindo informações e nos relacionando com as pessoas através destes canais. E estes, passaram a ter uma importância crucial nas estratégias de marketing e vendas de todas as empresas do mercado. Desde um boteco à uma grande instituição. E para um negócio de uma Autoescola – CFC não é diferente. Estes canais hoje são fundamentais para ajudar na divulgação e vendas de seus serviços, sendo excelentes ferramentas para captação de novos alunos.

Mas inacreditavelmente, ainda há Autoescolas – CFC’s que não estão utilizando estes canais ou porque não atinaram para o seu potencial, ou porque não sabem, ou porque acham que vão ter que gastar muito tanto com investimento nas divulgações, quanto com profissionais para desenvolver os serviços.

Entretanto, não é tudo tão complexo assim, o que falta é primeiramente, conscientizar-se de que estes canais são realmente ferramentas potenciais de marketing e vendas, e definir uma estratégia de utilização e gestão dos mesmos.

O que acompanho hoje através de minhas pesquisas e serviços neste setor, é que algumas Autoescolas – CFC’s, até já utilizam estas ferramentas, mas não de forma eficiente. Para gerar resultado, precisa-se de estratégia, foco e gestão.

Veja abaixo os 5 (cinco) erros que impendem de sua Autoescola obter mais resultados.

#ERRO Nº1 – POSTS SEM ENGAJAMENTO DE VENDAS

#ERRO Nº1 - POSTS SEM ENGAJAMENTO DE VENDAS

O primeiro erro que cometem é contratar pessoas ou empresas que se preocupam mais com o designer dos posts, do que com a funcionalidade dos mesmos. Vejo muitos posts bonitinhos, mas que não vendem, que não geram engajamento e ação por parte do público alvo.

Muitos designers fazem um trabalho muito mais institucional, ou seja, de branding (fortalecimento da marca), do que uma ação focada em vendas, na captação de clientes. Para gerar mais engajamento, a comunicação precisa ser mais assertiva, com palavras, imagens e estímulos que vão ao subconsciente do cliente.

Aqui no Programa CFC de Sucesso, utilizamos muitas técnicas de neuromarketing e de persuasão com gatilhos mentais. Através de minhas pesquisas, sempre analiso timelines do Facebook e Instagram de várias Autoescolas – CFC’s e vejo que seus posts não geram resultados, geram poucos contatos e baixa conversão. E este certamente pode ser um dos motivos de muitas Autoescolas acharem que estes canais não são tão bons assim e não investirem o necessário.

#ERRO Nº2 – NÃO DEFINIR O PÚBLICO ALVO CORRETAMENTE

#ERRO Nº1 - POSTS SEM ENGAJAMENTO DE VENDAS (1)

O segundo erro que identifico como fator que inviabiliza o sucesso das ações de marketing e vendas nas redes sociais, é a não definição correta do público alvo. É comum todos quererem vender para todos os públicos, de todas as faixas etárias e em amplas regiões, entretanto, isto dificulta a taxa de conversão de Leads (clientes potenciais) que realmente tem potencial de compra.

As vezes o Lead fica interessado em sua divulgação, mas foge totalmente de sua região, ou seja sua localização fica muito distante e sua oferta passa a não fazer sentido. Por isto, é de suma importância que para cada campanha realizada no Facebook/Instagram, tenha a comunicação assertiva e que engaje, mas que seja para o público certo, tanto em termos de faixa etária quanto em termos de localização.

O nível de detalhamento que é possível se chegar hoje através destas ferramentas, é fantástico. Então, isto não pode ser uma desculpa.

#ERRO Nº3 – NÃO TER FREQUÊNCIA DE POSTAGENS 

#ERRO Nº1 - POSTS SEM ENGAJAMENTO DE VENDAS (2)

O terceiro erro está em querer ter resultados sem ter uma frequência de postagens.  Estas postagens e campanhas, podem ser tanto no Facebook e Instagram simultaneamente, pois estas duas redes sociais se integram sem necessitar retrabalho, e também através do WhatsApp, ou seja, este canal também deve ser explorado para o envio de posts para aqueles Leads (clientes potenciais) que já pesquisaram e se interessaram e falaram que iriam fechar mais adiante.

O ideal, é você ter pelo menos duas postagens estratégicas semanalmente, com impulsionamento, e pelo menos uma campanha ou duas mensais, integradas a Landing Pages, que é uma página destino para captura de cadastros para que você tenha  uma lista de Leads mais consistente e de maior potencial de conversão.

#ERRO Nº4 – FALTA DE AGILIDADE NO REPOSICIONAMENTO DAS CAMPANHAS

#ERRO Nº1 - POSTS SEM ENGAJAMENTO DE VENDAS (3)

O quarto erro que dificulta para você não ser tão assertivo nas estratégias de vendas através das redes socais é não ter agilidade para reposicionar a comunicação dos posts e campanhas que promoveu, a medida que identifica que não geraram engajamento.

Pode ser que a chamada não foi atrativa, que cor da peça não gerou impacto, ou que a postagem ficou poluída, ou que a vantagem não despertou interesse, ou seja, em algum ponto a comunicação não foi assertiva, e um dos grandes segredos está em mexer com agilidade nestes ponto que mencionei até entender o tipo de comunicação que funciona para o seu público gerando engajamento.

Por isto é importante gerir as campanhas em tempo real, para que todos os ajustes sejam feitos com agilidade para gerar os resultados que almeja.

#ERRO Nº5 – FALTA DE GESTÃO DOS CONTATOS ATÉ A VENDA

#ERRO Nº1 - POSTS SEM ENGAJAMENTO DE VENDAS (4)

O quinto erro, que inviabiliza sua Autoescola – CFC de usufruir de uma alta taxa de conversão de Leads (clientes potenciais) em verdadeiros clientes/alunos, é justamente não fazer a gestão dos contatos DIARIAMENTE e com AGILIDADE. Isto mesmo, todos os dias você precisa de retornar para aqueles leads (clientes potenciais) que falaram que iam fechar próximo aquela data especificada. A agilidade é importante tanto no tempo de resposta relacionado com o primeiro contato do futuro cliente, quanto nos retornos pontuais nas datas acordadas.

O que ocorre é que algumas Autoescolas – CFCs, conseguem até gerar um bom número de Leads, mas só respondem a sua pergunta sobre preço no primeiro contato, e não o abordam da forma adequada, além de não acompanhar este cliente até a compra.

Desta forma, começam a responder uma série de clientes no Facebook, Instagram e WhatsApp, com um tal de copia e cola, sem nem se quer saber de onde a pessoa é, qual sua região, se foi indicada por alguém e quando pretende começar efetivamente. Com estas informações já é possível identificar se é ou não uma oportunidade real e tentar abreviar o início do candidato caso ele queira iniciar muito adiante. Enfim, vejo que falta preparo para atender, gerir e converter atendimento em vendas.

É de suma importância que todos os clientes que entrarem em contato com a sua Autoescola – CFC através de qualquer canal, sejam TODOS cadastrados em um único banco de dados, para que você possa gerir melhor cada contato e aumentar a sua taxa de conversão.

Para as Autoescolas – CFCs que realizamos este serviço de captação de Leads através das Redes Sociais, disponibilizamos um sistema de CRM (Gestão dos Contatos) que nossa empresa customizou,  para que possam melhorar o seu processo de gestão e conversão. Dependendo do pacote de serviços este sistema é disponibilizado gratuitamente.

É importante ter ciência que vender não é passar preço. Se sua Autoescola – CFC não profissionalizar o seu processo de atendimento e vendas, não vai adiantar de NADA, investir em estratégias de Marketing. Não tem milagre. Somente se o cliente realmente estiver pronto para comprar sem demandar de esforço de vendas, que este milagre irá se concretizar.

Este foi um dos motivos que me levaram a desenvolver o Curso Atendente que Vende, onde ensino o passo a passo do atendimento de excelência que Vende, através de todos os canais, com o objetivo de ajudar as Autoescolas – CFCs se profissionalizarem mais.

Autora: Thayane Fidelis – Master Business Coach – Especialista em Marketing e Vendas Idealizadora do Programa CFC de Sucesso.

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