8 Top dicas, de Marketing para Divulgar e aumentar suas Vendas!

1- Redes Sociais – Facebook, Instagram e WhatsApp

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Se a sua Autoescola CFC deseja aumentar a sua divulgação em sua região e aumentar a captação de alunos, precisa explorar mais o potencial das Redes Sociais. Os principais canais atualmente que geram resultado são: Facebook, Instagram e WhatsApp.

Estes canais podem trabalhar de forma integrada e simultânea. Quando você faz um impulsionamento de Post ou uma campanha no Facebook, há a possibilidade de  integração com o seu Instagram, e agora também com o WhatsApp e Messenger. Ou seja, o seu cliente potencial vê o seu anúncio no Face ou Insta, clica nele e cai em seu WhatsApp ou em seu Messenger para iniciarem imediatamente uma conversa. Tudo de forma fácil e simples. Isto possibilita você interagir mais rapidamente com seu público e agilizar suas vendas.

Hoje, você consegue investir relativamente pouco em anúncios nestes canais e ter um retorno expressivo de clientes potenciais interessados. Mas o grande segredo  está  além de saber fazer as campanhas de marketing com uma comunicação assertiva, saber trabalhar este cliente que chega, levando-o à conversão da venda, o que é a grande dificuldade da maioria da Autoescolas – CFC’s, visto que muitas só passam o preço e não trabalham uma abordagem mais técnica para levar ao sucesso das vendas. Em nosso curso Atendente que Vende, ensinamos a metodologia para se obter mais resultados através destes canais também.

Um outro canal que aposto também é o Linkedin. O perfil das pessoas é bem profissional, e a postura e engajamento também são interessantes. Fora a quantidade de grupos segmentados que existem por lá. Esta inclusive é uma outra forma de você divulgar também no Facebook. Entre em grupos de pessoas em sua região que tem potencial para serem seus clientes, e post lá suas divulgações. Só tenha bom senso, para não exagerar e sair do foco do grupo.

Outro canal de divulgação e que lhe dá um posicionamento também no Google, quando clientes potenciais buscam por Autoescolas – CFCs aí em sua região é o Youtube. Geralmente o vídeos aparecem nas primeiras posições das pesquisas. Quase ninguém deste segmento faz um trabalho neste canal que não pára de crescer. É importante que você criei o seu canal no Youtube, post seus vídeos lá e fique atento para colocar títulos atrativos nos vídeos e faça a descrição de cada um e também coloque as Tags (que são as palavras chave) dos assuntos que são abordados no vídeo. As poucas Autoescolas e profissionais deste setor que já investem neste canal, já estão com um posicionamento e reconhecimento bem sólido. Tem um outro post aqui no Blog que falo um pouco mais deste canal, e de outros também com outra abordagem, veja aqui.

Sua Autoescola – CFC já está usufruindo destes canais de divulgação e vendas?

2- Vídeo Marketing

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Os vídeos são os queridinhos do momento, possuem uma taxa de cliques 41% maior do que textos simples. Isto porque, geram muito mais engajamento do público, visto que as pessoas casa vez mais são bombardeadas de informação e não conseguem parar para ler tudo o que querem e precisam. Por isto a comunicação segmentada e assertiva, tem cada vez mais valor.

O videomarketing é o vídeo que divulga o seu negócio a todo instante. E não precisa ser nada sofisticado. As pessoas querem o que é real e autêntico. Você pode utilizar esta estratégia, transmitindo no Stories do Facebook e Instagram diariamente o dia a dia da Autoescola, pedindo aos instrutores que façam uma chamada falando que mais uma aula estará começando, passando pequenos momentos das aulas do CFC, mostrando a felicidade dos alunos aprovados após os exames, enfim. Pode mostrar o dia a dia da Autoescola e gerar um engajamento do público alvo, tanto nos Stories, quanto postando na sua time line das redes sociais, alguns vídeos mais selecionados.

Faça o teste durante 30 dias, e depois me conte o resultado.

3- Blog – Marketing de Conteúdo – Nutrição de Leads

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O Blog é um canal que se tornou de suma importância nas estratégias de Marketing e Vendas. Isto porque, nós começamos a consumir muita informação e criamos o hábito de ir no Google e perguntar como fazer isto e como fazer aquilo. Enfim, a maioria de nossas dúvidas são sanadas hoje, inicialmente, através do Google. Então, as empresas começaram a investir no Blog como uma fonte de informação segmentada, levando informações específicas para públicos específicos.

Desta forma, quando um cliente potencial, deseja saber uma informação de algo específico, e a empresa tem um Blog informativo e que além de tudo apresenta a solução para o problema da pessoa, aí incia-se um namoro, que pode chegar a um casamento. Digo isto, devido a possibilidade deste cliente potencial, poder virar um consumidor de informação daquele canal, mas não estar pronto para a compra naquele momento. Pode ser que ele esteja ainda em um processo de aprendizado e descoberta. Posteriormente farei um post falando mais sobre este processo.

O que eu quero enfatizar aqui, é que você que é um gestor de uma Autoescola – CFC, precisa olhar para esta estratégia com bons olhos e visão de longo prazo. Pois esta é uma estratégia que pode lhe tornar referência, atrair um público fiel, e lhe gerar vendas.

O que você vai fazer com o seu Blog? Gerar conteúdo de valor para o seu público, como este que você está lendo agora. Você pode por exemplo criar um post com o tema: 5 dicas para você ficar tranquilo no dia do Exame e tirar sua CNH de Primeira. É só uma ideia, mas é neste caminho que você vai construindo esta jornada. A partir daí  você sempre irá avisar o seu público sobre suas novas postagens através do envio de um email marketing, ou grupo de transmissão no WhastsApp, iniciando-se então uma estratégia de nutrição de Leads; ou seja, você vai alimentando seu público até ele se tornar preparado para a compra de seu produto/serviço.

Tem mais uma dica importante, você pode fazer o seu Blog gratuitamente, pelo WordPress, pelo Webnode, pelo WIX, dentre outros, e a medida que você for monetizando, ou seja, gerando clientes com o seu Blog, você investe em um domínio próprio e melhor design, etc.

Mão à Obra!

4- E-mail marketing

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O e-mail marketing será uma estratégia fundamental para você trabalhar a nutrição dos Leads que se cadastrarem no Blog da Autoescola – CFC, por isto é importante no final de cada post, você solicitar as informações e deixar algo para seu público baixar em forma de retribuição ao deixarem o e-mail. Apesar do e-mail marketing ser uma estratégia que praticamente não faz parte da realidade de divulgação das Autoescolas, para quem quer ter um processo de marketing profissional e moderno, esta ferramenta não pode ser descartada.

Existem hoje ferramentas gratuitas que você pode utilizar para enviar centenas e milhares de e-mails ao mesmo tempo. A medida que a sua lista de Leads consumidores de informação for crescendo, você vai adaptando as ferramentas.

Esta é sim uma ferramenta que pode fazer parte das estratégias de marketing e vendas de sua Autoescola – CFC, ainda mais se você trabalhar um público mais jovem a médio, longo prazo que ainda não tenha idade para tirar sua CNH mas estão prestes a tornarem-se de maior.

5 – Palestras para captação de alunos

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Esta é uma estratégia de marketing que já vi algumas poucas Autoescolas – CFCs utilizando. Algumas vão em escolas e empresas, fazer palestras sobre assuntos que não estão diretamente relacionados à venda da CNH, mas, temas relacionados a educação no trânsito por exemplo. Esta é uma forma da Autoescola agregar valor ao seu meio levando informação relevante, criando autoridade para trabalhar públicos mais jovens para uma futura breve conversão de vendas.

Ao final da palestra, pode-se falar para os participantes para baixarem em seu site um certificado de participação e para isto eles precisarão preencher um pequeno cadastro com nome, e-mail, WhatsApp, idade e se já possui ou não CNH.

Esta é  mais uma estratégia inteligente de marketing e vendas, mas que não contempla uma venda imediatista. Faz pate de um processo de profissionalização do setor de Marketing e Vendas de sua Autoescola – CFC.

6- Parcerias de Valor

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Sua Autoescola – CFC já possui parceria com empresas de sua região? Como seria esta parceria? Você pode fazer convênios com empresas e oferecer um desconto ou condição especial para os funcionários da mesma.

São várias as empresas que buscam parceiros e que querem oferecer vantagens aos seus funcionários. Para tanto, é preciso atitude para prospectar estas empresas e ir atrás destas parcerias de valor.

Você já percebeu até aqui quantas coisas bacanas que você pode fazer para aumentar as suas vendas, e posicionar a sua empresa estrategicamente? Para tanto é preciso foco e continuidade em cada ação iniciada, para que você consiga efetivamente alcançar os resultados almejados. Por isto é importante fazer um plano de ação. Veja em outro post do Blog, as dicas que dou sobre isto. 

7- Panfletagem

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O panfleto ainda funciona muito bem em algumas regiões, inclusive as que permitem panfletagem. Através do processo de panfletagem, sua Autoescola – CFC pode divulgar a sua marca localmente ou alguma promoção específica que leve a uma atitude mais impulsiva por parte dos clientes potenciais.

Por isto é importante ter uma comunicação assertiva. Um outro ponto importante, é desenvolver uma estratégia para mensurar o êxito da panfletagem. Deixe um aviso no panfleto que a condição especial oferecida só é válida com a apresentação do mesmo. A partir daí, você poderá registrar numa planilha ou sistema, todos os alunos que se matricularam através desta ação de marketing e identificar se o investimento está compensatório.

8- Carro de Som5

Assim como o panfleto, o carro de som também tem uma boa repercussão dependendo da região. É uma forma de reforçar a presença da Autoescola localmente e divulgar alguma condição especial. Esta forma de divulgação só é de difícil mensuração de resultados, ainda assim, vale a pena testar e avaliar o movimento da Autoescola – CFC.

Thayane Fidelis de Aquino

Master Business Coach – Especialista em Marketing e Vendas 

Caso você tenha interesse em tirar dúvidas, ou sugerir temas para que eu aborde, fique a vontade. É só me enviar um e-mail logo abaixo.

Receba uma planilha com o passo a passo para você fazer o seu plano de ação de marketing e vendas. 

 Cópia de Cópia de Mais Alunos para sua Autoescola - CFC

 

 

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